top of page

A fazenda da Conceição, situada no distrito de Angustura, Além Paraíba, Minas Gerais, detém uma das mais interessantes casas rurais da região, cujas formas externas atraem a atenção dos arquitetos, principalmente por seu alpendre, que acompanha o estilo das bandeiras de janelas de sua fachada. Trata-se também de uma das raras propriedades cujos donos atuais descendem de Valeriano Manso da Costa Reis, casado com Margarida Euphrasia Monteiro de Barros, filha dos Barões de Paraopeba.

 

No seu salão principal, destaca-se um quadro a óleo do capitão Valeriano Manso, pintado no século XVIII, membro do Regimento de Cavalaria Regular de Minas, criado em Vila Rica em 1775. 

 

Registros conservados na própria sede dão conta de que a Fazenda da Conceição já existia em meados do século passado. No meio de antigos objetos e móveis, entre eles um enorme claviculário da época, a fazenda guardou, entre outras raridades, grande parte dos livros de movimentação de seus escravos.

​

NOTA: A fazenda da Conceição, foi constituída com terras da grande fazenda do Aventureiro, situada em São José de Além Paraíba, Minas, antiga propriedade de Maria Pimenta de Almeida Breves, mãe de Maria Eugenia de Souza Breves Monteiro de Barros (esposa de Miguel Eugênio Monteiro de Barros).

bottom of page