Fazenda Brejão
Casa Branca / Santa Cruz das Palmeiras
Família Monteiro de Barros e Silva Prado
São Paulo
​
​
A Fazenda Brejão foi aberta por volta de 1864, por Martinho da Silva Prado e Dona Veridiana Prado, passando posteriormente a Eduardo Prado, filho do casal.
No século XX passa para a família Monteiro de Barros (leia-se Rodrigo Antonio Monteiro de Barros, proprietário de outras duas fazendas: Fazenda São Joaquim e Cachoeira, em Santa. Cruz das Palmeiras, São Paulo) e em 1964 é adquirida pela família Pereira Barreto, atual proprietária.
Na tulha, aparece a inscrição de 1877, data considerada a mais provável também de construção da casa sede.
Em 1895, conta-se que Dona Veridiana Prado passava temporadas na fazenda, onde trabalhava e administrava as atividades da propriedade.
A fazenda atinge o auge da produção cafeeira por volta de 1904, data que aparece em várias construções do complexo arquitetônico.
Nesse ano, a fazenda tem 737.487 pés de café e sua população é de 1.000 habitantes, constituída por 852 italianos, 13 portugueses e 135 brasileiros.
Em 1901, falece em São Paulo Eduardo Prado. Na Brejão, acumulava livros mantendo a maior e a mais rica biblioteca do país, com 14 mil volumes catalogados pelo seu secretário Gama Júnior.
Atualmente, a Fazenda Brejão produz café nos mesmos moldes dos primórdios de implantação do complexo arquitetônico relacionado com o beneficiamento do grão, da década de 1870. Utiliza-se o mesmo lavador, os canais condutores, os terreiros e a tulha para beneficiamento e armazenagem. Apenas os burros que transportavam o café entre os terreiros através de rampas foram substituídos por carrinhos de mão.
VÍDEO SOBRE A FAZENDA BREJÃO – GRANDES FAZENDAS – CANAL RURAL
​
Cesar Giobbi visita a Fazenda Brejão, em Santa Cruz das Palmeiras, interior de São Paulo. A propriedade, de 1877, pertence há quase 50 anos a Luiz Carlos Pereira Barreto. A família, que mora na fazenda, faz questão de preservar as estruturas originais adaptando a propriedade às necessidades atuais. E para quem gosta de novelas, a Fazenda Brejão foi cenário da gravação de O Rei do Gado. A sede centenária era a casa de Jeremias Berdinazzi, interpretado por Raul Cortez.
​
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=26803&channel=99
​