LIMINAR EXIGE INTERDIÇÃO DE OBRA NA MG-383 POR CAUSA DE MINA DE OURO EM CONGONHAS
A Justiça determinou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) que paralise a obra de duplicação de um trecho da rodovia MG-383, entre a BR-040 e São Brás do Suaçuí, em Congonhas, na Região Central.
Pela liminar concedida pela juíza Flávia Generoso Mattos, em ação do Ministério Público do estado (MPMG), os serviços só poderão ser retomados com acompanhamento de um arqueólogo, o qual deverá fazer o monitoramento da região, onde foi localizado, em 17 de maio de 2012, um túnel que, à primeira vista, poderia conduzir a uma mina de ouro do século 19.
Pelo despacho, deverão ser apresentados relatórios quinzenais e executadas prospecções arqueológicas durante as novas intervenções.
CARTA ARQUEOLÓGICA
“No distrito de Alto Maranhão, há muitas catas de ouro dos séculos 18 e 19 e vestígios arqueológicos de relevância. Um dos destaques é a Mina do Vemeeiro, que pertenceu ao barão de Paraopeba (Romualdo José Monteiro de Barros). É necessário um trabalho amplo para Congonhas ter a sua carta arqueológica e preservar esses bens culturais”.
FONTE: